SETH Campinas
Sindicato dos Empregados em Turismo
e Hospitalidade de Campinas
fone (19) 3236-3263

Saiba mais sobre o CNIS – Cadastro Nacional de Informações Sociais

Postado em 29/01/2019 00:00:00

Consulte regularmente seu extrato previdenciário, pois ele vale como prova de filiação à Previdência Social e tempo de contribuição


Foto
O CNIS – Cadastro Nacional de Informações Sociais, também conhecido como “extrato previdenciário”, é um banco de dados do governo federal que armazena informações trabalhistas e previdenciárias dos trabalhadores brasileiros.
 
O CNIS é o documento mais importante no universo previdenciário, pois funciona como um relatório de informações do trabalhador, valendo como PROVA de filiação à Previdência Social, tempo de contribuição e salários de contribuição.
 
É muito importante que o trabalhador acesse regularmente o CNIS para conferir seu extrato previdenciário, pois servirá de comprovação quando chegar a hora de requerer sua aposentadoria.
 
Para consultar o CNIS acesse o portal https://meu.inss.gov.br/central/index.html e faça seu cadastro seguindo o passo a passo informado pelo site. Você vai precisar informar seu nome, CPF, data de nascimento, telefone, e-mail e nome da mãe. No seu primeiro acesso, você receberá uma senha provisória e depois poderá cadastrar uma senha de sua escolha.
 
Na plataforma, é possível consultar:
 
- Extrato previdenciário;
- Histórico de créditos;
- Carta de concessão;
- Revisão de benefício do art. 29;
- Declaração de regularidade do contribuinte individual.
 
Também é possível agendar perícia médica ou pedido de prorrogação de benefício, além de fazer uma simulação de tempo de contribuição para saber o tempo que falta para requerer sua aposentadoria.


voltar


Sindicato dos Empregados em Turismo e Hospitalidade de Campinas
Fone: (19) 3236-3263 | Fax: (19) 3236-5120 | Avenida Anchieta, 864 - Centro, Campinas/SP - CEP: 13015-101
E-mail: atendimento@sethcampinas.com.br
Todos os direitos reservados a SETHCAMPINAS
Desenvolvido por Imprime [Sistemas, Sites, Software, Programa para Imobiliária]